Nesta terça-feira, 4, data em que a Rússia comemora o Dia da Unidade do Povo, o Primeiro-Ministro Dmitri Medvedev enviou mensagem à população do país, afirmando que “numa Rússia multinacional, a unidade é a base de uma vida digna, calma e próspera”.
Já o líder da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, Patriarca de Moscou e de Toda a Rússia, dirigiu mensagem ao povo, afirmando que todos devem permanecer unidos pelo bem da sociedade e do país. O religioso esteve à frente do serviço litúrgico dedicado ao ícone da Mãe de Deus, encontrado em Kazan. A liturgia solene foi realizada na Catedral da Assunção em Moscou.
A festa pelo Dia da Unidade do Povo foi instituída em 1612 para comemorar a libertação da Rússia da invasão de tropas da Polônia e da Lituânia. Kuzma Minin e Dmitri Pozharsky foram considerados os grandes heróis das batalhas e, desde então, são exaltados ano após ano no país. É o mesmo período em que o ícone da Mãe de Deus foi encontrado em Kazan, e a imagem passou a ser vista como protetora dos combatentes russos.
A propósito destas comemorações, foi inaugurada hoje em Moscou uma grande exposição sobre a História da Formação da Rússia Antiga. A mostra é denominada Ryurikovichi.