Apesar da pressão do brasileiro Felipe Massa, da Williams, o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, se sagrou campeão da temporada 2014 de Fórmula 1 mais facilmente do que imaginava. Ele precisava chagar ao menos em segundo lugar na prova de domingo, 23, nos Emirados Árabes, para ficar com o título. No entanto, seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, o outro piloto que ainda poderia ficar com o troféu, enfrentou vários problemas em seu carro durante a prova.
Com as falhas no bólido do único concorrente ao título, Lewis Hamilton arriscou bastante para se manter à frente de Massa, que fez uma ótima prova e mostrou que poderá ser muito competitivo em 2015. A última corrida da categoria este ano teve o pódio completado pelo finlandês Valeri Bottas, também da Williams.
O piloto russo na Fórmula 1, Daniil Kvyat, abandonou o GP dos Emirados Árabes. Ele fechou sua temporada de estreia com oito pontos, na 15ª colocação. Sua boa performance na Toro Rosso lhe renderam uma vaga na Red Bull Racing, uma das principais equipes da categoria, em substituição ao tetracampeão Sebastian Vettel, da Alemanha.