Um grupo de parlamentares norte-americanos fez um chamamento à OTAN para que a Aliança do Norte adquira os dois porta-helicópteros da classe Mistral que a França constrói para a Rússia. Em carta ao Secretário-Geral da organização, Jens Stoltenberg, citada pelo jornal The Hill, os congressistas dizem levar em consideração as dificuldades financeiras que Paris poderia enfrentar se, com razão, segundo eles, suspender a entrega dos navios. Neste sentido, pedem que a OTAN compre ou alugue as embarcações.
Entre os signatários do documento, figuram Mike Turner, chefe da delegação dos Estados Unidos na Assembleia Parlamentar da OTAN, e Eliot Engel, do Comitê de Política Externa do Congresso. No final de maio, os parlamentares já haviam dirigido a mesma solicitação ao antecessor de Stoltenberg, Anders Fogh Rasmussen.
Na quinta-feira, 6, o Primeiro-Ministro francês, Manuel Valls, disse que, por ora, não há condições para entregar o primeiro Mistral para a Rússia. O presidente da França, François Hollande, condicionou o cumprimento do contrato a um cessar-fogo real na Ucrânia, bem como à assinatura de um acordo para a solução política da crise.
A empresa francesa DCNS e a russa Rosoboronexport fecharam o contrato dos dois porta-helicópteros em 2011. De acordo com o documento, avaliado em € 1,2 bilhão, a Marinha russa deve receber o primeiro navio no final de 2014 e o segundo, em 2015.