O número de estrangeiros que escolheram o Brasil como destino aumentou 50,9% entre 2011 e 2013, de acordo com o Observatório de Migrações Internacionais (OBMigra), um centro de estudos instituído a partir de um termo de cooperação entre o Ministério do Trabalho, por meio do Conselho Nacional de Imigração, e a Universidade de Brasília.
Segundo o Ministro do Trabalho Manoel Dias, o país tem atualmente sua maior projeção no exterior no que diz respeito à geração de empregos. Conforme os dados apresentados na quinta-feira, 13, durante o Seminário Internacional Migração e Mobilidade na América do Sul, em Brasília, o Brasil recebeu 79.578 trabalhadores de outros países em 2011, número que subiu para 94.688 em 2012 e para 120.056 em 2013.
De acordo com o OBMigra, os principais países de origem dos emigrantes que escolhem vir para o Brasil são Haiti, Argentina, Bolívia, Paraguai e Portugal. O relatório também detalha que os estados do sul e do sudeste do país são as regiões que mais atraem os estrangeiros, e principalmente as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Dias também aproveitou a oportunidade para anunciar que o governo brasileiro está implementando uma série de políticas destinadas a facilitar a inclusão laboral dos estrangeiros no país.