Diário da Rússia

ÚLTIMAS NOTICIAS

Módulo espacial faz pouso histórico em cometa

Descida do Philae no 67P/Churyumov-Gerasimenko é um marco na ciência espacial

0

Pela primeira vez na história, o homem conseguiu pousar um equipamento em um cometa, fazendo mais um marco na ciência espacial. O módulo Philae chegou ao 67P/Churyumov-Gerasimenko na tarde de quarta-feira, 12. A notícia foi confirmada pela Agência Espacial Europeia (ESA) às 14h03, 28 minutos e 20 segundos após a aterrissagem, diferença provocada pelo tempo que o sinal levou para chegar até a sonda Rosetta e ser rebatido para a Terra.

A chegada ao cometa, porém, não foi como planejado. O da missão já tinha informação de que o Active Descent System (Sistema de Descida Ativa), que facilitaria o pouso do módulo no 67P/Churyumov-Gerasimenko, não funcionava. Além disso, os arpões que prenderiam o módulo no solo também não se acionaram.

O Philae se separou da sonda Rosetta, aproximadamente, sete horas antes do pouso e a mais de 500 milhões de quilômetros da Terra. A partir daí, percorreu 22,5 quilômetros até o cometa em um tempo de espera que provocou muita apreensão em Darmstadt, na Alemanha, onde fica o centro de controle da missão.

A sonda Rosetta registrou imagens do Philae logo após a separação do módulo / Foto: Divulgação / ESA – AP / Foto: Divulgação / ESA – AP

A viagem da Rosetta pelo espaço começou em março de 2004. O veículo espacial seguiu uma trajetória em torno do sol, se aproximando da órbita de Júpiter, voando próximo de Marte e passando perto da Terra por três vezes. Em junho de 2011, a sonda foi colocada em estado de hibernação, com grande parte de seus equipamentos sendo desligados. Um despertador a ativou novamente no dia 20 de janeiro deste ano.