Os funcionários do Ministério da Defesa da Grã-Bretanha foram advertidos pela pasta a não manterem relações sexuais com moças bonitas enquanto estiverem trabalhando na Rússia e na China. Segundo um documento oficial ao qual o jornal The Sunday Times supostamente teve acesso, as autoridades britânicas estão preocupadas com o possível uso de espiãs atraentes por parte de Moscou e Pequim.
No documento, intitulado “Manual de Segurança do Ministério da Defesa”, afirma-se que o Serviço Federal de Segurança da Rússia pode tentar comprometer e chantagear oficiais britânicos “por meio do conhecimento de infidelidade conjugal ou de atividades sexuais que o alvo possa querer esconder”. O periódico relembra que a antiga KGB usou “armadilhas” semelhantes durante a Guerra Fria, em particular na Alemanha Ocidental.
O Vice-Primeiro-Ministro russo, Dmitri Rogozin, postou um comentário bem humorado sobre a recomendação de Londres em sua página no Facebook. Citando um artigo do jornal Daily Mail que contava a história de um representante do Ministério da Defesa britânico que fugira quando uma loura de São Petersburgo começou a falar com ele sobre carros antigos, o premiê russo mandou o seguinte recado: “Ela não te perguntou sobre os tanques, seu medroso!”.