A Rússia comemorou nesta sexta-feira, 7, o Dia da Glória Militar alusivo à Grande Marcha de 7 de novembro de 1941. 73 anos depois daquele histórico evento, 6 mil pessoas desfilaram em Moscou para homenagear os combatentes da então União Soviética na II Guerra Mundial ou Grande Guerra Patriótica, como é chamada no país.
Após a Grande Marcha de 7 de novembro de 1941, os militares partiram para o front com o objetivo de enfrentar as ameaças nazistas. No desfile de hoje, um grupo especialmente destacado exibiu fotografias de quinhentas pessoas que defenderam Moscou até a morte.
O Presidente Vladimir Putin, que dirigiu o desfile, determinou que os veteranos de guerra ocupassem assentos especiais junto à Tribuna de Honra na qual ele assistiu às comemorações. 28 deles mereceram homenagens especiais por terem participado da Grande Marcha de 7 de novembro de 1941.
O desfile reuniu o que há de mais moderno na tecnologia militar da Rússia e mais de 60 veículos de combate utilizados na II Guerra Mundial.