Diário da Rússia

ÚLTIMAS NOTICIAS

Barack Obama regulariza cinco milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos

Parlamentares do Partido Republicano são contrários ao programa

0

Aproximadamente cinco milhões de imigrantes não sofrerão mais com o fantasma da deportação dos Estados Unidos. O Presidente norte-americano, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira, 21, um programa que regulariza a situação de muitas pessoas que entraram ilegalmente no país. Ele, porém, destacou que a medida não é uma anistia e que não garante a cidadania.

O programa anunciado por Obama e tornado real por decreto, sem, portanto, o aval do congresso, gerou muitas críticas por parte da bancada do Partido Republicano, de oposição ao atual governo e que terá maioria legislativa a partir de 2015. Os parlamentares consideraram a medida ilegal.

Barack Obama anunciou um pacote que beneficia imigrantes ilegais nos Estados Unidos / Foto: Evan Vucci – AP / Foto: Evan Vucci – AP

Para fazer jus à permissão para permanecer nos Estados Unidos, os imigrantes precisarão estar no país há pelo menos cinco anos e ter um filho com cidadania norte-americana ou residência permanente nascido antes de 20 de novembro de 2014, sem importar a idade. Os jovens necessitarão estar no país desde 1º de janeiro de 2010, ter chegado antes de 16 anos, ter completado ao menos o ensino médio e não apresentar antecedentes criminais.

Os Estados Unidos contam, atualmente, com 11 milhões de imigrantes ilegais.