Diário da Rússia

ÚLTIMAS NOTICIAS

Rússia deve recusar porta-helicópteros Mistral e cobrar multa

Contrato estipularia uma multa caso a França não entregasse navio no prazo previsto

0

A Rússia deverá recusar a entrega do porta-helicópteros francês de classe Mistral encomendado à França e mantido no estaleiro Saint-Nazaire. Segundo o Vice-Ministro da Defesa russo, Yuri Borisov, o navio não constitui um elemento imprescindível à Marinha do país e que o governo saberá usar de forma mais eficiente o valor já pago à França e que deverá ser reembolsado.

O Sebastopol, em construção em Saint-Nazaire, é o segundo porta-helicópteros Mistral que a França produz para a Rússia / Foto: Laetitia Notarianni – AP

O contrato assinado entre Rússia e França prevê a construção de quatro porta-helicópteros da classe Mistral, dois em estaleiros franceses e dois em companhias russas. O valor total do negócio é de US# 3 bilhões, do qual um adiantamento já foi realizado. No entanto, Paris se nega a entregar o primeiro navio, finalizado e ancorado em Saint-Nazaire, por pressões dos Estados Unidos e da União Europeia pela posição do Kremlin na crise da Ucrânia.

O documento possibilita a recusa do recebimento do navio, segundo o governo russo, e ainda estipula a devolução do dinheiro e uma multa, caso os prazos acordados não sejam cumpridos.