O Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, em discurso na Assembleia do Conselho para a Política Externa da Rússia afirmou que o país não está isolado. “Continuamos com o diálogo com a maioria dos países”. O chanceler disse que Moscou pretende manter a cooperação com a Europa e que recusar isto não seria bom. “Ninguém está disposto a dar um tiro no pé.”
Sergei Lavrov afirmou que as sanções decretadas contra a Rússia por parte da União Europeia, dos Estados Unidos e de alguns outros países são na verdade uma tentativa de se mudar o regime russo. “As medidas foram formuladas de tal forma que não prejudicam a esfera social, a economia, mas atingem seletivamente a elite. O Ocidente mostra claramente que não se trata de uma tentativa de se alterar a política da Federação Russa.”
O chanceler russo ainda destacou em seu discurso que muitos analistas ressaltam a disparidade crescente entre as ambições globais dos Estados Unidos e as suas possibilidades reais, porque “o mundo está mudando”. Lavrov lembrou que o sexteto das economias em desenvolvimento já tem um PIB maior que o “sexteto ocidental”.