Em 2015, os Estados Unidos planejam implantar nos países da OTAN e da Europa Oriental cerca de 150 tanques e veículos blindados, segundo revelou na quarta-feira, 26, o comandante do Exército norte-americano no continente, Tenente-General Ben Hodges. De acordo com ele, o envio será realizado no âmbito dos exercícios militares da operação Atlantic Resolve, que tem por objetivo reforçar a segurança nos países bálticos e na Polônia, em resposta à suposta ameaça representada pela Rússia.
Segundo Hodges, "as tropas participarão dos exercícios e depois retornarão”, mas os veículos permanecerão. O oficial afirma que deixar os tanques na Europa "é mais econômico" do que transportá-los de volta para o outro lado do Atlântico. Ao fim dos exercícios, de acordo com ele, os blindados deverão ser distribuídos entre os membros europeus da OTAN, incluindo os países do Leste Europeu.
Pelo menos 50 veículos blindados já estão estacionados no continente e cerca de 100 tanques Abrams M1 e Bradley serão enviados quando os soldados norte-americanos realizarem manobras com seus parceiros da Aliança Atlântica, segundo informou Hodges.